Nota Comercial: Sistema para associados Abrafesc + C2cards

nota-comercial-sistema-para-associados-abrafesc-c2cards

Nota Comercial: Sistema para associados Abrafesc + C2cards

A ABRAFESC firmou um acordo com a C2Cards para proporcionar maior rapidez e segurança em operações de notas comerciais. A C2Cards, conhecida por suas inovações tecnológicas no setor de fomento mercantil, criou um sistema automatizado para a emissão dessas notas exclusivamente para a associação. Com o novo sistema, os membros da ABRAFESC podem empregar uma ferramenta e um aplicativo para celular que permitem a simulação de várias opções de crédito sem custo fixo, pagando apenas no momento da emissão efetiva da nota.

Por dentro da plataforma

A plataforma da C2Cards, detalhada por César Galvão, CEO da empresa, oferece a capacidade de simular diferentes cenários de emissão, ajustando taxas, prazos, e outros parâmetros essenciais, tornando as negociações mais flexíveis. Galvão destacou que o sistema permite aos empresários criar e compartilhar esses cenários com seus clientes para decisões mais informadas e também emitir as notas de forma independente.

Além disso, a plataforma permite a emissão de um rascunho da nota para revisão e aprovação antes de gerar a versão final com apenas um clique. Ela suporta assinaturas digitais e gera os relatórios necessários para os reguladores e outras partes interessadas. Em termos de segurança, a C2Cards verifica todos os dados antes da emissão da nota e promete rapidez na emissão, dependendo do horário de recebimento da solicitação.

César Galvão também ressaltou que o processo de emissão é certificado pelas principais gestoras e administradoras de fundos de investimento, garantindo transparência e integração total com as entidades de registro, além de uma experiência de usuário fluida e intuitiva na plataforma.

Hamilton de Brito Jr., presidente tanto da ABRAFESC quanto do SINFAC-SP, elogiou a funcionalidade e facilidade de uso da plataforma após sua apresentação no XI Encontro Regional do Fomento Comercial em Campinas-SP. Segundo ele, o sistema foi idealizado também pensando nas empresas menores, com custos reduzidos.

Nota comercial 

A nota comercial é um título exclusivamente escritural e considerado um valor mobiliário, que pode ser livremente negociado. Ela é aplicável em diversas instâncias do setor de fomento mercantil, incluindo factorings, securitizadoras, ESCs e FIDCs.

Este instrumento financeiro se destaca por não estar sujeito ao Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), tanto na sua emissão quanto na subscrição, o que constitui uma vantagem competitiva importante. Além disso, possui suporte regulatório da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) através da Resolução 175 e da Instrução 555, que normatizam a formação, gestão, informação e funcionamento de fundos de investimento.

Reconhecendo o potencial da nota comercial, a ABRAFESC tem estabelecido parcerias com fintechs como a C2Cards para otimizar o processo de emissão desse título para seus associados.

Os benefícios de emitir nota comercial com a C2Cards incluem:

  • Segurança: O processo de emissão está completamente validado e aprovado pelas principais gestoras e administradoras de fundos de investimento.
  • Simplicidade: A plataforma de emissão é intuitiva e equipada com funcionalidades avançadas que facilitam o onboarding, eliminando a necessidade de troca de emails ou informações adicionais.
  • Simulador: Uma ferramenta de simulação inteligente permite ajustar variáveis como taxas, TAC e prazos, facilitando a negociação com o cedente e ajudando a tomar decisões mais acertadas.
  • Registro Ágil: O sistema é totalmente integrado com a escrituradora parceira e com o cliente, permitindo o registro da nota comercial com apenas um clique. A C2Cards verifica todos os dados para garantir a segurança da operação.
  • Assertividade: Antes da emissão final, é gerada uma nota rascunho para revisão e aprovação. Em seguida, a nota comercial definitiva é criada e registrada.
  • Praticidade: Quando a nota comercial é submetida para registro, a plataforma automaticamente gera e envia os relatórios exigidos por administradoras, gestoras e custodiantes, sem necessidade de intervenções adicionais.

Leia mais no blog:

Nota Comercial:Alternativa de Empréstimo

Diferenças entre Cédula de Crédito Bancário e Nota Comercial

Nota comercial: alternativa promissora para o mercado de factoring